Total de visualizações de página

novembro 27, 2011

A questão da Fome no Mundo de HOJE! T.3006

A QUESTÃO DA FOME NO MUNDO
A fome é um problema que atormenta a vida de muitos, desde os primórdios da existência do homem.
Num lugar ou outro, em todos os tempos, a falta de alimentos para muitos, sempre se constituiu numa ameaça.
Apesar de a humanidade ter atingido um elevado desenvolvimento científico e tecnológico, ela ainda não conseguiu resolver de forma satisfatória a triste realidade da fome mundial.
Embora nos últimos 50 anos as riquezas do Planeta tenham sido multiplicadas por sete, elas nunca estiveram tão mal distribuídas; pois 20% da população mundial detêm 82,7% das riquezas, enquanto os 20% mais pobres vivem mergulhados na miséria, tentando sobreviver com menos de US$ 2. As três pessoas mais ricas do mundo possuem uma fortuna superior à soma do PIB dos 48 países mais pobres. Ou seja, acima de um quarto de todos os países do mundo! (Carlos I. S. Azambuja, 2003).
É difícil para alguém que vive em condições digna e justa, sequer imaginar o drama em que milhões de pessoas se deparam todos os dias: a fome
A América Latina, a Ásia e alguns países da África já conseguiram reduzir muitíssimo a mortalidade, ao mesmo tempo em que estão conseguindo diminuir de forma paulatina a natalidade, isso devido ao acesso a métodos de anticoncepção, incorporação da mulher à educação, bem estar, processo de urbanização, a
substituição da agricultura tradicional pela agricultura de mercado, aliado a outras mudanças sociais. Acreditam os demógrafos (estudiosos da população humana em termos de número, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos) que os países em via de desenvolvimento, tarde ou temporão, completarão a transição demográfica.
É da capacidade desses países em realizarem a transição demográfica que depende da moderação no crescimento da população mundial. Segundo cálculos da ONU (Organização das Nações Unidas), se os países pobres aceleram o ritmo, no ano 2050 terão no planeta uns 7,5 bilhões de habitantes. Se houver demora nesse processo poderá haver no planeta 11 bilhões de pessoas em 2050.
É óbvio que o aumento na produção de alimentos tem ocorrido de forma desigual. Nos países menos desenvolvidos, onde as taxas de crescimento populacional são mais altas, o crescimento da produção de alimentos é menor.
Como se vê, produzem-se menos alimentos onde nascem mais pessoas. Os países subdesenvolvidos são responsáveis por apenas 42% da produção de alimentos, sendo que abrigam em torno de 73% da população mundial. Mesmo diante de tal situação, esses países, em conjunto têm conseguido melhorar as taxas de crescimento agropecuário, a um nível que em média, se equipara ao aumento populacional.
Mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, diz estudo
Pesquisa revela que, após cair entre 1990 e 2006, número de desnutridos voltou a crescer; Brasil é apontado como 'caso de sucesso'.
BBC  -                                                     
Um estudo do Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês) divulgado na segunda-feira (11) indica que ao menos um bilhão de pessoas (cerca de um sétimo da população mundial) sofrem de desnutrição no planeta.
Na América Latina, a situação é considerada "séria" na Bolívia, Guatemala e no Haiti.
A pesquisa, intitulada Índice Global da Fome 2010, mostra que a fome se revela principalmente por meio da desnutrição infantil - quase a metade dos afetados são crianças. Os níveis mais altos se encontram na África Subsaariana e no sul da Ásia.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Segurança Alimentar (FAO, na sigla em inglês), um ser humano passa fome quando consome menos de 1.800 quilocalorias por dia, o mínimo para levar uma vida saudável e produtiva.
Os dados do estudo apontam que o número de desnutridos voltou a crescer, após cair entre 1990 e 2006. A explicação é a crise econômica e o aumento nos preços globais dos alimentos.
O IFPRI considera a situação "extremamente alarmante" em três países, todos africanos (Chade, Eritreia e República Democrática do Congo). Outros 26 países vivem situação "alarmante".
No continente americano, a Bolívia, a Guatemala e o Haiti têm os piores índices em relação à falta de alimentos.
O documento classifica de "moderada" a fome no resto da América Central, com a exceção da Costa Rica. Também é "moderada" a situação na maioria da América do Sul - já no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile há níveis baixos de desnutrição, segundo o informe.
Em 33 países do mundo, passa-se fome todos os dias - Situação está melhor em relação a 1990, mas ainda se está longe de conseguir algum êxito digno de nota, diz relatório internacional
A Esta é daquelas notícias que parecem eternas - todos os dias, quase mil milhões de pessoas acordam e adormecem com fome. Em 33 países, sofrem de inanição com uma enorme violência. Neles, as crianças empenham o seu futuro: devido à falta de proteínas em tenra idade, serão adultos com menor capacidade de trabalho. E o ciclo da pobreza perdurará.
O Índice Global da Fome de 2008, da responsabilidade de três organizações não governamentais (International Food Policy Resarch Institute, Welthungerhilfe e Concern Worldwide), dá conta de que o Congo, a Eritreia, o Burundi, a Nigéria, a Serra Leoa, a Libéria e a Etiópia vivem as situações mais aflitivas.
Este levantamento é feito a partir de três indicadores: a subnutrição infantil, a mortalidade infantil e a proporção de pessoas com deficiências calóricas. No entanto, os dados que nele constam referem-se a 2006, pelo que não dá conta ainda do impacto que teve a recente crise alimentar.
as deixa claro onde ela incidiu com mais força: junto daqueles que já estavam mais fragilizados. Até porque aqueles que estão nos últimos lugares do índice são também aqueles que mais dependem do exterior, já que não exportam. Portanto, a alta de preços prejudicou-os ainda mais.

A fome tem muitas causas e nem sempre é exatamente a falta de alimento, as questões culturais também causam a fome, aas questões políticas e a corrupção.

Um comentário:

  1. Fui seu aluno na turma 2009 esse ano e espero que você seja minha professora ano que vem, uma ótima professora. feliz ano novo !

    ResponderExcluir