Total de visualizações de página

outubro 29, 2011

Humor e vestibular!

Feira na USP vende livros pela metade do preço
Começa nesta quarta-feira a 11ª edição da Festa do Livro da USP, realizada no prédio de História e Geografia da Universidade de São Paulo.
O atrativo da feira é que todos os livros são vendidos obrigatoriamente pela metade do preço de capa. A universidade informou que estarão presentes 130 editoras.
Os organizadores ficaram de confirmar até sexta passada quem são os expositores. Não o fizeram. Na internet, circulam listas com nomes de editoras, mas sem confirmação oficial.
Uma tira cômica da série "Calvin e Haroldo", do norte-americano Bill Watterson, foi rotulada como sendo charge em uma das questões de interpretação de texto do vestibular da Fuvest, o maior do país. A prova foi realizada neste domingo.
A questão pedia que os candidatos lessem a "charge" mostrada no início desta postagem. Depois, reforçava: "A charge chama a atenção principalmente para a...".
Cabia aos mais de 128 mil vestibulandos escolher uma das cinco alternativas propostas. Segundo o gabarito oficial, a resposta correta era o item "B":
·         "expansão do capitalismo monopolista globalizado, que se caracteriza, a partir da II Guerra Mundial, pela busca de condições mais vantajosas para a produção industrial".
                                                       ***
Embora não afete a resposta, o enunciado não é preciso na definição do gênero. 
Uma charge é um desenho de humor que dialoga necessariamente com temas do noticiário. Não por acaso, costuma ser publicada nos cadernos de política dos jornais.
A tira, embora também possa usar temas cotidianos, tem formato diferente - o de uma tira - e tem como característica principal a produção de um desfecho inesperado ao final.
A surpresa é que provoca o efeito de humor, como lido no exemplo usado no vestibular.



Fernando Gonsales recria A Origem das Espécies, de Darwin



A sequência acima faz parte de um releitura bem-humorada do livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin (1809-1882), criador da teoria da seleção natural.
A história foi feita por Fernando Gonsales, autor das tiras de "Níquel Náusea", e está publicada na edição deste domingo do jornal "Folha de S.Paulo".
A releitura aparece no "Mais!", caderno voltado a temas científicos, filosóficos e literários.
Há dois anos, o caderno havia publicado outra história em quadrinhos. Foi uma reportagem sobre um pelotão da Guerra no Iraque, escrita e desenhada por Joe Sacco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário