Total de visualizações de página

Follow by Email

fevereiro 21, 2015






C.E. Pedro Álvares Cabral

Temas dos projetos de 2015
Prof. Rita MacCord

Trabalhando projetos
(Temas a se trabalhar este ano nunca esquecendo que fazemos  450  anos da idade do Rio de Janeiro , e  que  o tema Internacional proposto pela UNESCO é  Luz )

 

-80 anos da Bomba Atômica

-Terra Planeta água?

-21 anos de Apartheid

-240 anos do Iluminismo = Luz = Ideias = liberdade(1776/1789)

-1º de  março de 1565 – 450 anos fundação da Cidade do Rio de Janeiro

- Movimento indígena na formação do Rio de Janeiro /Estácio de Sá/ São Sebastião

-www.rio450anos.com.br – calendário de comemoração da Cidade do Rio de Janeiro

-55 anos de Brasília

-Memória Carioca

-Passaporte para os museus

 

 üNas  artes , cinema, literatura e jornalismo, exemplos,  temos:

100 anos de:

ŸFernando Lobo

ŸOrlando Silva

ŸGrande Otelo

Ÿ Zé Trindade

ŸFrank Sinatra

ŸEdith Piaf

ŸLeda Gontijo

 

ü100 anos da morte de “Mário Pederneiras, poeta e jornalista ,.(O Mar)

                                         

üAno Internacional da Luz (UNESCO)

 

2015 - O ANO INTERNACIONAL DA LUZ 
Unesco declara 2015 como o Ano Internacional da Luz e mobiliza campos científico e social no mundo todo
Com a definição de anos temáticos, articulando ações com organizações de todo o mundo, as agências da ONU ajudam a pautar programas e projetos de governos, empresas e organizações da sociedade civil. Orientada por uma ampla agenda, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mobiliza setores e provoca transformações. Em 2015 será a vez do tema energia ganhar destaque.

Definido como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luzes (IYL), 2015 será o momento para discutir a importância da luz na construção de um futuro mais sustentável e mais pacífico. Além do caráter simbólico, o marco também deve inspirar pesquisas para a exploração responsável de recursos naturais.

O lançamento oficial acontece nos próximos dias 19 e 20 na sede da organização, em Paris. O evento dá início a uma série de atividades que devem acontecer até dezembro em países dos cinco continentes. De acordo com a Unesco, essa é uma grande oportunidade de chamar a atenção global sobre como as tecnologias baseadas na luz podem fornecer soluções aos desafios mundiais de energia, educação, agricultura e saúde. Segundo a organização, essas tecnologias têm o potencial de transformar o século 21 assim como a eletrônica transformou o século 20.

Em seu manifesto, a agência argumenta que a luz desempenha um papel vital em nossa vida diária e é uma disciplina transversal da ciência no século 21. Ela revolucionou a medicina, viabilizou a comunicação internacional por meio da Internet, e continua a ser central para a ligação entre os aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade global.

“O Ano Internacional da Luz é uma enorme oportunidade para reforçar que os formuladores de políticas internacionais e demais stakeholders estejam cientes do potencial de resolução de problemas que a tecnologia de luz oferece. Temos agora uma oportunidade única para aumentar a consciência global sobre isso”, explica John Dudley, presidente do Comitê Gestor do IYL 2015.

O presidente da International Society for Optics and Photonics (Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica), Philip Stahl, importante parceiro da iniciativa, também acredita que 2015 será um marco para a comunidade científica e investidores socioambientais.
"O Ano Internacional da Luz vai ajudar a aumentar a conscientização sobre as possibilidades inerentes à ciência e à engenharia baseadas na luz, e inspirar uma nova esperança para aqueles que ainda estão à espera de soluções para seus desafios."

Ao longo do ano, a Unesco vai reunir sociedades científicas, instituições educacionais, ONGs e o setor privado interessados em discutir o tema e pensar novas soluções para problemas atuais e futuros. A ideia é que esse coletivo de pensadores e investidores possam vislumbrar e defender o uso de tecnologias para melhorar a qualidade de vida nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Investidores sociais podem perceber na programação uma grande oportunidade para construir parcerias, promover suas ações e atuar em uma iniciativa de abrangência global. Os comitês regionais da Unesco estão articulando atividades que devem fazer parte da programação anual. Todos os contatos estão disponíveis no site do IYL 2015.

Ainda no site, criado especialmente para celebrar o tema, é possível encontrar uma série de conteúdos para serem trabalhados com crianças, adolescentes e adultos. Estão disponíveis textos, álbuns de fotos, vídeos e materiais para download.

Programação mobiliza diversos agentes da sociedade

Todas as atividades já programadas estão listadas em um grande calendário online. É possível conhecer as ações que serão realizadas em escala global e também fazer um filtro por país. Um exemplo é a série de palestras “Einstein no 3o Milênio” que acontece de 3 de março a 28 de abril em Belo Horizonte (MG). A ideia é levar informação sobre física contemporânea para não-especialistas. Confira.

Outro destaque é o International Year of Light Science Show, que acontece em São Carlos (SP) nos dias 17 e 18 de julho. A cidade de São Paulo também será palco do L-RO - Creating Light for Coexistence. O evento, que acontece de 15 a 19 de agosto,  busca discutir a importância da luz sob uma perspectiva social.

Confira a programação completa.

Histórico de mobilização social 


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem ampla experiência na criação de anos temáticos ligados a causas urgentes da sociedade moderna. A intenção é promover a livre circulação de ideias, estimular a criação e a criatividade, financiar atividades em diversas regiões do mundo, promover pesquisas e orientar a exploração sustentável de recursos naturais.
A expectativa da Unesco é que as atividades de 2015, durante o Ano Internacional da Luz, obtenham o mesmo sucesso que teve o tema agricultura familiar. Confira o vídeo inspiracional desenvolvido para celebrar a data e promover a iniciativa.
:: Fonte: GIFE 
___
Fontes e referências de pesquisa
:: PERES, Nuno; CUNHA, Luís. 2015 - O Ano Internacional da Luz. Ciência - Universidade do Minho - Escola de Ciência. Disponível no link. (acessado em 02.02.2015).
:: SANTOS, Carlos Alberto dos. 2015 - O Ano Internacional da Luz. Instituto Ciência Hoje, 05 set. 2014. Disponível no link. (acessado em 02.02.2015).
:: A Luz « Ano Internacional da Luz 2015.
::
UNESCO - 2015 - Ano Internacional da Luz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário