Total de visualizações de página

junho 06, 2012

Geografia da Terra-Movimentos ; estrutua e placas tectônicas-1003-1001-1023-1027-1028-1040

MOVIMENTOS DA TERRA/ COORDENADAS GEOGRÁFICAS –   1023/1026/1027/1040 /1003/1001

Rotação
Rotação é movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para ser concluído, sendo o responsável por termos o dia e a noite.

Quando um lado do planeta está para o lado do sol, é dia, e, consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel fundamental no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.

O movimento de rotação da Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Como exemplo podemos citar o Brasil e o Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas, deste modo, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.

Translação

O movimento de translação é aquele que o planeta Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas.
O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora.

O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é chamado "ano". O ano civil, aceito por convenção, tem 365 dias e 6 dias . Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que é acrescido ao nosso calendário no mês de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto.

O movimento de translação é o responsável pelas quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera, que ocorrem em razão das diferentes localizações da Terra no espaço.



Linhas Imaginárias

A Terra é dividida por linhas imaginárias conhecidas como paralelos e meridianos.
As coordenadas geográficas são um sistema que permite a localização na superfície terrestre, baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.

Paralelos: são linhas na horizontal. O paralelo principal é a linha do Equador e divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

Principais Paralelos:
- Equador (0º)
- Trópico de Câncer (23º 27' N)
- Trópico de Capricórnio (23º 27'S)
- Círculo Polar Ártico (66° 33' N)
- Círculo Polar Antártico (66° 33' S)


Meridianos: são linhas verticais que ligam um pólo a outro pólo da Terra. O Meridiano principal divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste ou Ocidental e Oriental e é chamado de Meridiano de Greenwich.

Principal Meridiano:
- Meridiano de Greenwich (0º) 
           
Os paralelos e meridianos dão as latitudes e longitudes, que são a distância em graus dessas linhas imaginárias.
·         Latitude: é à distância em graus da linha do Equador até uma superfície qualquer da Terra dada pelos paralelos.. As latitudes variam de 0º a 90º para Norte e para Sul
·         Longitude: é a distancia em graus do Meridiano de Greenwich até uma superfície qualquer da Terra, dada pelos meridianos e variam de 0º a 180º para Leste e para Oeste
Zonas Climáticas

Devido a inclinação da Terra e a diferença de radiação solar, a superfície da Terra é desigualmente iluminada, a cada uma dessas faixas recebem o nome de Zonas Térmicas ou Zonas Climáticas da Terra. Elas se dividem em:

-
Zona Polar - Entre os Pólos e o Círculos polares. Com temperaturas negativas (geralmengte, inferiores a 10ºC). Também chamado de Zona Fria.

-
Zona Temperada - Entre os Círculo polares e os Trópicos. Com temperaturas médias moderadas.

-
Zona Tropical - Entre o Trópicos. Com temperaturas elevadas (geralmente superiores a 18ºC). Também chamada de Zona Quente, Tórrida ou Intertropical.

A Terra é composta por 4 camadas:


atmosfera (camada gasosa);
hidrosfera (a camada liquida - os mares, os oceanos e os rios);
biosfera (a camada biológica – o reino animal e vegetal) e;
litosfera (camada sólida, onde estão os minerais e as rochas).

• A atmosfera: A atmosfera é camada a que está mais alta, está lá em cima das nuvens, lá no céu. Ela está presa ao nosso planeta pela gravidade e é importantíssima para a nossa vida. Sem a atmosfera, não estaríamos protegidos contra os fortes raios solares, chamados ultra violetas, e não suportaríamos o calor intenso. Por outro lado, ela retém uma pequena parte do calor vindo do Sol, para manter o nosso planeta aquecido.

Vista de fora do planeta Terra, a atmosfera é aquela linda camada azul brilhante que envolve o planeta todo. Veja mais

• A hidrosfera: A hidrosfera é na verdade uma das divisões da biosfera. Mas já que hidro vem de água, e sem água seria impossível existir vida na Terra, vamos tratá-la aqui como uma das camadas mais importantes do nosso planeta. Rios, lago, mar, lagoa e tudo que é água que está sobre a superfície terrestre, estão incluídos na hidrosfera, que representa 71% do nosso planeta.

• A biosfera: A biosfera é uma das camadas da terra, basicamente é o conjunto dos ecossistemas. Biosfera do grego significa “Esfera da Vida”, essa tradução se encaixa perfeitamente com ela, pois diferente das outras camadas da terra, como a litosfera, atmosfera e a hidrosfera, a biosfera é a representação de todos os seres vivos e seus habitats naturais.

• A litosfera: A litosfera está subdividida em quatro camadas, sendo:

Crosta terrestre ou litosfera: é a camada externa da Terra, servindo de suporte para as formas de vida. É dividida em duas: crosta continental, com espessura media de 40 km, constituída por SIAL (rochas à base de silício e alumínio); crosta oceânica, com espessura media de 7 km, constituída por SIMA (rochas à base de silício e magnésio).

Manto: É constituído por silicatos ferramagnesianos, com espessura aproximada de 2.800 km.

Camada Intermediária: tem espessura aproximada de 1.700 quilômetros e temperatura em torno de 4.000ºC.

Núcleo: é a camada mais interna do planeta, formada por NIFE (níquel e ferro) a elevadas temperaturas (superiores a 6.000ºC). Possui aproximadamente 1.700 km de espessura. Os geofísicos sugerem que no centro do núcleo há um imenso cristal de ferro girando a velocidades mais altas que a de rotação da Terra. Esse cristal seria um dos responsáveis por esse movimento.


A DERIVA CONTINENTAL E AS PLACAS TECTÔNICAS

Teoria criada pelo meteorologista Alemão, Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há aproximadamente 200 milhões de anos atrás não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangéia e existia um único Oceano Pantalassa.
Depois de milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Gondwana, e partir daí os continentes foram se movendo e se adequando as configurações atuais.
Mesosaurus paleozóico 280 miL anos
Outro vestígio que reforça a teoria foi a descoberta de fósseis de animais da mesma espécie nos dois continentes, pois seria impossível esses animais terem atravessado o Oceano Atlântico, a única explicação é que no passado os dois continentes se encontravam juntos

A crosta terrestre é constituída por cerca de doze placas tectônicas, que ficam “boiando” em cima de uma camada pastosa conhecida como magma. Ao moverem-se em varias direções elas propiciam o surgimento de vários fenômenos como os vulcões, as cadeias de montanha, as fossas oceânicas. Nas faixas de contato entre as placas, a costa é frágil, o que permite que o magma “escape”, originando os vulcões e em função do atrito (entre as placas) os abalos sísmicos. As áreas onde se concentram os vulcões são denominadas de “cinturões de fogo” (ex: Pacífico, Atlântico, Mediterrâneo). Quando uma placa mergulha sobre a outra se origina as fossas oceânicas ou os cinturões orogênicos (cadeia de montanha).





Um comentário:

  1. Prof essa matéria é da turma 1001 também (Pedro Álvares Cabral)?

    ResponderExcluir